24/06/2008

AVENTURA EM PANCAS (Monumento Natural dos Pontões Capixaba)

.
Córrego do Palmital em Pancas: nossa base de aventuras.


Conhecer Pancas é conhecer um pedacinho do Espírito Santo encravado entre montanhas rochosas e um berço da fauna e flora da Mata Atlântica. Com uma cultura e um povo hospitaleiro, que guarda as mais surpreendentes tradições populares.


A Pedra da Boca é o nosso cenário para o grande rapel negativo.


A pequena e bucólica cidade de Pancas abriga cachoeiras, matas e montanhas, formando um cenário de belezas naturais exuberantes, e representando um promissor destino para a prática de Esportes de Aventura, como o Vôo Livre, Trekking, Escalada, Rapel, dentre outros.


Agradável área de camping.


Este roteiro é fruto de uma parceria entre a Planeta Vertical e a Secretaria de Turismo de Pancas. Nossa equipe esteve no município avaliando as potencialidades para o desenvolvimento de um roteiro de Turismo de Aventura, sendo acompanhados por uma equipe com representates da prefeitura e com moradores locais que nos acompanharam como guias , apresentando as surpreendentes belezas naturais dos arredores. E depois de muito sobe e desce pelas montanhas, visitando locais e avaliando suas potencialidades e possibilidades turísticas, chegamos a este roteiro, que trazemos até você agora: a oportunidade de vivenciar uma inesquecível aventura em um dos municípios mais bonitos do Epírito Santo.




Instalação de sistemas de segurança da escalada.


Subida em rampas de pedra com equipamentos.


Programação

Sábado: Encontro às 09 horas na Praça dos Namorados (Praia do Canto, Vitória) , de onde sairemos com destino a Pancas: cidade localizada ao norte do estado, e a 190 km da capital. Chegada em Pancas prevista para as 12h. Almoçaremos na cidade e a tarde subiremos (de carro) até o cume da Pedra da Colina, onde é a Rampa de Vôo Livre e se tem uma visão espetacular das montanhas de Pancas. Depois seguiremos para o sítio Cantinho do Céu no Córrego do Palmital, local que será nossa base, com uma área para camping reservada onde os participantes estarão se instalando e armando suas barracas... até o pôr do sol. E a noite será servido a janta (caldo) preparado no sítio.


Visual do topo da Pedra da Colina / Rampa de Vôo Livre.


Descanço na Pedra da Boca... com belos cenários.


Domingo: O dia começa cedo, com um café da manhã no melhor estilo rural. E depois começa nossa atividade de aventura, com uma caminhada de aproximação até a Pedra da Boca: local que será o cenário para o grande rapel de 50 metros. Para chegar ao topo da pedra serão intercalados trechos de caminhada e outros com a utilização de equipamentos e técnicas da escalada, para subir alguns trechos de rampa na rocha: no local estaremos fornecendo todas as instruções necessárias. No topo da Pedra da Boca, pausa para um bom descaço e lanche. Nossos guias estarão preparando o sistema de rapel e passando todas as instruções da técnica, capacitando a todos para realizá-lo com total segurança.
E é chegada a hora de cada um desfrutar do grande rapel de 50 metros todo negativo e aéreo. Durante todo o rapel a descida é sem contato com a rocha: uma grande sensação de liberdade, emoção e adrenalina.
De volta ao sítio, um almoço 'da roça' será servido, recompondo todas as energias gastas em um dia intenso de atividades. E ao final da tarde é o momento de desmontar o acampamento retornar à Vitória, com experiências inesquecíveis vivênciadas neste município rico em belelezas naturais.

A grandiosidade do rapel.


São 50 metros negativo: sem contato com a pedra!



Saída: No sábado às 09 horas da Praça dos Namorados, Praia do Canto, Vitória.

Chegada: No domingo às 21 horas, em Vitória.

Valor: R$ 150,00 à vista. Ou parcelado em 2 vezes de R$ 80,00 (sinal no ato da inscrição + cheque para 30 dias).


A imponente Pedra do Camelo, cartão postal do município.


Incluso:
- Refeições: Almoço e janta no sábado + café da manhã e almoço no domingo;
- Área de camping com pernoite;
- Equipamentos de segurança para as atividades de aventura;
- Instrução de técnicas de escalada e de rapel;
- Percurso de Caminhada;
- 01 descida de rapel com 50 metros;
- 02 Guias/Instrutores.

Não Incluso:

- Transporte (podemos viabilizar carona);
- Material de camping: barraca, saco de dormir e isolante térmico (temos para alugar);
- Lanches;
- E quaisquer outras despesas não citadas acima.


Pedra da Agulha e da Gaveta.


“A secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer de Pancas, através da subsecretaria de Turismo tem a honra de receber todos os que apreciam aventura e a tranquilidade trazida pelas regiões do interior do Espírito Santo, que mantêm preservadas a natureza e uma hospitalidade rural genuína. Sei que não se arrependerão de viver um pouco da simplicidade da cidade de Pancas e estar em contato com a natureza localizada no Monumento Natural do Pontões Capixabas. Destaco que a cidade traz com ela uma beleza natural e vontade de pessoas de fazer a atividade turística acontecer, e dar o direito de pessoas como você de poder usufruir desta dádiva, e por isso sua presença serve de motivação para que o turismo aconteça. Venha nos visitar: na simplicidade que estamos preparando a cada dia pra você.”

Elson Augusto do Nascimento

Subsecretário de Turismo e Cultura de Pancas



Rica flora local.


São somente 15 vagas. Para participar desta grande aventura, garanta desde já a sua e faça a sua inscrição, clicando aqui.


A cidade de Pancas ao fundo, rodeada de montanhas.


O vale de Pancas é possuidor de uma beleza surpreendente, que já foi glorificada pelo paisagista Burle Marx: "... fiquei deslumbrado com a morfologia: série de montanhas de forma cênica, rodeada num vale no fundo do qual o rio deslizava como uma serpente..."


Informações turísticas de Pancas podem ser encontradas no site da prefeitura, através do link:
http://www.pmpancas.com.br/secretarias/educa%C3%A7%C3%A3o/turismo/pontos_turisticos.htm



Um comentário:

Márcio Carreiro disse...

Pancas é um lugar agraciado pela natureza. E o rapel ajuda a divulgar as belezas das cidades com belíssimas fotos. Parabéns e sucesso na investida de vocês. Abraço.