26/01/2008

Currículo de Oswaldo Baldin

Capixaba com 30 anos, Oswaldo Baldin dedica-se há 15 anos ao Montanhismo. Atua profissionalmente na atividade como Guia e Instrutor de Escalada em Rocha há 11 anos, desde quando fundou a Planeta Vertical: primeira empresa especializada em Montanhismo no Espírito Santo.

Tem sua experiência acumulada com escaladas em diversos estados do Brasil e no Exterior. E aperfeiçoamento com Curso de Prevenção de Acidentes e Auto Resgate em Escalada - PAARE e Primeiros Socorros.

No ES realizou clássicas ascensões como, o Pico do Itabira (Cachoeiro de Itapemirim), Cinco Pontões (Laranja da Terra), Frade e a Freira (Itapemirim), Três Pontões (Afonso Claudio), Pedra do Lagarto (Pedra Azul), entre outras.

Esta sempre descobrindo e conquistando novas vias/rotas de escalada, nos mais variados estilos, contribuindo diretamente para o desenvolvimento do esporte. Abriu dezenas de vias na Grande Vitória, tornando a região em um grande centro de ‘escaladas urbanas’. E nas grandes paredes, em 2009 participou da conquista da maior escalada do estado, com 800 metros em Itaguaçú.

Realizou diversas escaladas nos estados do RJ, SP e MG. Em 2007 realizou uma trip na Argentina, escalando no Frey e Valle Encantado (importantes centros de escalada da América Latina). E em 2009 esteve escalando na Bolívia e no Perú.

Engajado com a criação das entidades que representam e desenvolvem o esporte, em 1998 foi Sócio Fundador e Diretor Técnico do Clube de Montanhismo do ES (CUMES). Em 2003 foi Sócio Fundador e faz parte do Conselho Gestor da Associação Capixaba de Escalada (ACE). É Coordenador Estadual do Programa Nacional de Preservação Ambiental 'Adote uma Montanha’.



No cenário das competições participou de campeonatos de âmbito nacional entre os anos de 1999 e 2002, obtendo boas colocações como o 1º lugar no Campeonato CEB de Escalada em Boulder no RJ (1999).

Sempre se dedicou à organização de eventos no estado: Campeonato Iate de Escalada em Boulder (1999), Desafio Capixaba de Escalada (2000), Abertura da Temporada de Montanhismo no ES (1998, 1999, 2002 e 2005), 1ª e 2ª Copa Capixaba de Escalada em Boulder (2003 e 2004), Festival de Escalada do ES (2004 e 2009).

Em 2009 recebeu o ‘Título de Honra ao Mérito’, concedido pela Câmara de Vereadores de Vitória, pelo trabalho desenvolvido em prol do Montanhismo no Estado.

Atua com a produção de filmes de montanha, tendo como foco principal a divulgação do potencial do Espírito Santo para a prática do esporte. Seu filme ‘Com a Macaca’ - que aborda o potencial do Morro do Moreno - foi premiado como a ‘Melhor Direção’ na Mostra Competitiva Nacional, durante a 9ª Mostra Internacional de Filmes de Montanha, em 2009 no RJ.



Mantém o Blog do Baldin (www.blogdobaldin.blogspot.com). E escreve com freqüência para sites e revistas, sempre divulgando o potencial do Montanhismo no ES.

Durante seus anos de prática, sempre teve o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da atividade. Em conseqüência dos diversos trabalhos realizados, sempre foi alvo da mídia local e nacional, tendo realizado diversas reportagens.

.

Nenhum comentário: